1- "No início da
década de 1960, surgiram diversos partidos e organizações de esquerda no
Brasil. Com o golpe militar essa situação é modificada pela constituição de 1967 onde a liberdade
partidária e o direito de greve ficam proibidos. IDENTIFIQUE um fato ocorrido no período citado.
A) apoio
de grupos paramilitares as ações de esquerda.
B) criação do CCC (comando de caça aos comunistas).
C)
criação
de novas organizações como AP e POLOP.
D)
enfrentamentos
entre polícia e estudantes.
E) abrandamento da linha dura das Forças Armadas
2- O "milagre
econômico", ocorrido nos anos 70, propiciou o desenvolvimento de um
capitalismo nacional, buscando desvincular o Brasil da dependência do mercado
externo.
Uma das principais
consequências do chamado "milagre econômico" brasileiro foi
A) o
aumento da concentração de renda, em nível nacional, e o aumento da dívida
externa, em nível internacional.
B)
a
melhoria das condições econômica e social para a maioria da população.
C)
diminuição
do custo da produção e aumento salarial para os trabalhadores.
D)
crescimento
da produção de bens duráveis aliado a maior venda de bens sofisticados.
E)
e)
registro das menores taxas de crescimento
em comparação com outros países capitalistas.
3- Leia o texto a seguir.
"Diante de milhares de
pessoas, de tanques de guerra, de faixas e cartazes referentes às reformas, o
Presidente João Goulart fez o seu último comício, em frente à Central do Brasil
- no mesmo lugar em
que Getúlio Vargas tinha declarado o Estado Novo.
Tendo ao lado sua esposa,
Dona Maria Teresa, e a proteção de um aparato militar nunca visto, quase cinco
mil soldados, o Presidente João Goulart anunciou que dois decretos tinham sido
assinados: o da SUPRA, sobre a reforma agrária e o da encampação das refinarias
de petróleo.
A suspeita geral era de que
o Presidente, convocando o comício, pretendia implantar uma ditadura
consentida: daria uma demonstração do seu prestígio pessoal e passaria a
governar através de decretos, sem ouvir o Congresso.
O Comando-Geral dos
Trabalhadores convocou "todos os trabalhadores à Central". As forças
armadas de todo o País já haviam recebido ordens de prontidão. Às 14 horas,
toda a frente da Central estava ocupada. O comício, marcado de início para as
20 horas, começou uma hora antes. O povo se comprimia sob a floresta de faixas
exigentes, entre o palanque e o cordão de isolamento. As faixas pediam
reformas. O comício começou com a chegada do professor Darci Ribeiro. O sr.
Leonel Brizola, um dos mais aplaudidos, pediu a substituição do Congresso por
uma assembleia constituinte.
Depois de anunciar a
assinatura de decretos - do Supra e da encampação das refinarias - identificar
nos inimigos do seu Governo os inimigos do próprio povo, distribuir ameaças,
críticas, promessas, o Sr. João Goulart tentou afastar dúvidas afirmando que a
reforma da Constituição era uma exigência do povo".
(CPDOC
do JB) 13/03/64 (A)
A
partir das informações do texto PODEMOS concluir que
A)
havia uma disputa entre a direita representada
pelo aparato do exército e a esquerda com apoio da CGT.
B)
o
povo via com desconfiança os inimigos do governo como seus próprios inimigos.
C)
a
manifestação dos trabalhadores era a favor de uma nova constituição, dirigida
pela CGT
D)
a
manifestação convocada pelo presidente era na verdade uma maneira de dar um
golpe no governo.
E)
durante
o comício ficou evidente que o governo recebia apoio do exército e das classes
trabalhadoras.
4- As peças encenadas
nos anos 60 pelo grupo de teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez
Corrêa, como por exemplo, Roda Viva de
Chico Buarque, foram marcadas por escândalos e debates. Assinale a afirmativa
que CONTRADIZ o afirmado.
A)
O grupo sugeria uma identificação entre palco/platéia,
estabelecendo uma experiência de choque com o espectador.
B)
O grupo encenava peças que se identificava com o movimento
cultural levando o governo a criar uma lei que ajudasse e incentivasse a
cultura.
C)
O grupo apresentava um teatro engajado com textos que eram
manifestos políticos de denúncia contra a ditadura militar
D)
O grupo, ao apresentar a peça Roda Viva, sofreu perseguições da
organização de direita CCC (Comando de Caça aos Comunistas) que invadia o
teatro para destruir os cenários e espancar os atores.
E)
O grupo procurava desenvolver a mobilização do público através
peças que pregavam a resistência aos militares.
5-
Analise com atenção os dados da tabela e marque a afirmativa VERDADEIRA
DISTRIBUIÇÃO
DA RENDA NO BRASIL: 1960 – 1970
|
||||||
Classe
|
1960
(em cruzeiro de 1953)
|
1970
(em cruzeiro de 1953)
|
Aumento em % da renda per capita
|
|||
% da renda total
|
renda per capita
|
% da renda total
|
renda per capita
|
|||
A
|
11,7
|
8.350
|
17,8
|
17.700
|
112,0
|
|
B
|
15,6
|
2.780
|
18,5
|
4.590
|
65,0
|
|
C
|
27,2
|
1.295
|
26,9
|
1.780
|
37,5
|
|
D
|
27,8
|
662
|
23,1
|
768
|
16,0
|
|
E
|
17,7
|
253
|
13,7
|
272
|
7,5
|
|
Obs. Classe A – o
1% de renda mais elevada; B – os 4% logo abaixo na escala de repartição; C –
os 15% seguintes da escala; D – os 30% seguintes; e E – os 50% de rendas mais
baixas. Fonte:
Paul Singer, A crise do “milagre”., p.64.
|
A) durante a década de 60 , as classes C,D,e E possuíam a
maior de renda per capita.
B) As classes A e B detinham em 1960-1970, os menores
percentuais da renda total .
C) As classes A e B apresentaram os maiores aumento de
renda per capita.
D)
As
classes D e E apresentaram aumentos superiores ao aumento da renda per capita da classe C.
E) As Classe s C e
D em 1960 apresentaram o mesmo
percentual de renda total e per capita.
6- Nos palanques,
lideranças oposicionistas e dissidentes governistas davam-se as mãos. Os
governadores Franco Montoro (SP), Leonel Brizola (RJ) e Tancredo Neves (MG),
o petista Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes peemedebistas Ulysses
Guimarães, Orestes Quércia e Fernando Henrique Cardoso foram alguns dos
protagonistas desse episódio. Ao lado deles estavam artistas e esportistas. Os
meios de comunicação também se envolveram na campanha. A Folha de S. Paulo
apoiou formalmente o movimento e redes de televisão realizavam coberturas
dos comícios.
No dia 25 de abril de 1984
o sonho se desfez, porque
A) os partidos do governo conseguiram eleger um único
candidato.
B) a emenda Dante de Oliveira atendia somente setores
populares.
C)
a
oposição dividida não soube conduzir a campanha pelas diretas.
D)
o
governo conseguiu manter o voto indireto para presidente.
E) a maior unificação era a indicação de Tancredo Neves
para presidente.
7-
“O Movimento Sindical às vésperas do Golpe de 1964 estava em plena ascensão,
talvez alcançando um auge que nunca atingira e até hoje insuperado. O CGT era o
grande comando, justificando dessa forma ser chamado de ”Comando Geral dos
Trabalhadores”, com influência que extrapolava o movimento sindical. a CGT ia
além disso. Ele tinha muita força no Congresso Nacional e alcançava também
áreas sociais organizadas, como a Igreja, o movimento rural, estudantes e
funcionários públicos, que não tinham sindicato, mas a confederação, uma
entidade civil não-sindical.” (LIMA, 1998, p.92)
www.cfh.ufsc.br/~lastro/revista/artigos
A CGT representava o
setor temido pelos
A) pequenos agricultores
B) grupos paramilitares
C)
empresários
e comerciantes
D)
ligas
camponesas
E) militares e a CIA
8-
"Todos
juntos vamos, Pra frente Brasil! Brasil ! Salve a Seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente,
parece que todo
o Brasil deu a mão, todos
ligados na mesma emoção, tudo é só coração.”
(Marcha de
Miguel Gustavo para a Copa do Mundo de 1970)
Assim é a letra do hino da
campanha brasileira para a Copa de 1970, no México, até hoje conhecido por boa
parte da população. O hino marcou não apenas a conquista do tri, mas o momento
político daquele tempo que podemos caracterizar como
A)
um
período de euforia, com uma seleção considerada até hoje insuperável e um país
que defendia a sua autonomia em relação ao capitalismo internacional.
B)
um
cenário de desigualdades sociais levando a intensas mobilizações sociais
anti-imperialistas e socialistas pelos militares.
C)
uma
década de 60 e 70, onde a luta dos trabalhadores no continente foi sufocada por
golpes militares apoiados e financiados pela Rússia.
D)
um
período do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) que extinguindo toda liberdade de
organização e reunião e garantindo aos militares plenos poderes para reprimir,
perseguir e exilar.
E)
um
momento de retorno dos partidos políticos de esquerda que viviam na ilegalidade
e a volta dos exilados políticos.
9- (PUC-PR) Grandes nomes
da MPB utilizaram a história contemporânea do país como tema. Algumas músicas
ficaram associadas a determinados momentos políticos ou sociais da vida
brasileira. A que fatos da vida brasileira ficaram associadas ou fazem
referência estas três composições:
– Prá não dizer que não falei de flores
(Geraldo Vandré)
– O bêbado e a equilibrista (Elis Regina -
Letra: João Bosco / Aldir Blanc)
– Coração de Estudante (Milton Nascimento -
Letra: Milton / Wagner Tiso)
A) A primeira trata do período militar, as outras duas da
década de 50 - período desenvolvimentista.
B) A ditadura militar, movimento pela Anistia,
“Diretas-Já”.
C)
A
ditadura militar, questão racial, movimento estudantil.
D)
As
três são composições da década de 80 e marcam o fim do período militar.
E) Movimento estudantil, movimento dos sem-terra,
violência policial.
10- “Começava a ditadura envergonhada, como a
batizou Elio Gaspari. (...) Mas, como tudo na vida pode piorar, quem se queixava de 64 não sabia o
que nos esperava em 68. Aí sim, com o Ato Institucional n.o 5, o pau comeu. A
ditadura esgotou o manual e criou em cima: implantou a censura, cassou
mandatos, fechou o Congresso, suspendeu o habeas corpus, revogou a
Constituição, instituiu a pena de banimento, liberou a tortura e tolerou as
execuções sumárias – tudo em defesa da segurança nacional”.
(MARTINS, Oswaldo. Aos nascidos em 1964. Revista Cult,
São Paulo, n.78, março/2004. p.54).
A partir desse contexto,
marque a alternativa INCORRETA:
A)
O
Ato Institucional nº. 5 foi um instrumento que proporcionou amplos poderes ao
Presidente da República que podia inclusive fechar provisoriamente o Congresso
Nacional.
B)
A
economia brasileira desse período (1969-1973) vai ser marcada pelo chamado
“milagre brasileiro”.
C)
Nesse
período o governo ditatorial declara que o país vivia uma guerra subversiva,
sob esse pretexto aprova-se inclusive a pena de morte.
D)
O
slogan “Brasil: ame-o ou deixe-o” foi um grande instrumento de propaganda dos
grupos da guerrilha de esquerda brasileira nessa fase.
E)
A
vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970 foi usada, junto aos efeitos do
milagre econômico, como instrumento de construção positiva do regime militar.
11-
Entre as medidas repressivas e restritivas dos direitos constitucionais tomadas
durante o regime militar, NÃO podemos
incluir
A) a morte de Vladimir Herzog nas dependências do Segundo
Exército, em
São Paulo.
B) a tortura em presos políticos em órgãos de repressão
como o DOI-CODI.
C) a prisão, tortura e condenação da militante do partido
comunista Olga Benário.
D) cassação de direitos políticos e a imposição do Ato
Institucional número 5.
E) a extinção da UNE (União Nacional dos Estudantes) e a
prisão dos participantes do Congresso da UNE.
12- O processo de reabertura democrática no
Brasil, dá-se de início com a assinatura da Lei de Anistia, em agosto de 1979.
Dentre as mudanças que se introduziram no Brasil, nesse período, pode-se citar:
A) a realização de eleições diretas para governador
apesar de ter restrições à propaganda eleitoral.
B) a aprovação de uma anistia ampla, geral e irrestrita.
C) pagamento de indenizações as famílias dos desaparecidos
políticos.
D) eleições diretas para presidente da República.
E) realização de um plebiscito sobre o processo
eleitoral.
13- “Os primeiros anos da
década de 60 correspondem ao que talvez tenha sido a mais intensa fermentação
ideológica e política da história de um país que então se politizava (...)
Existia uma vontade ativa de participação
entre os diversos setores da sociedade e um sopro generoso de mudanças
agitava o país” (Heloísa Starling).
De acordo com Heloísa
Starling sobre a década de 60 é INCORRETO afirmar que:
a) O intenso debate político só durou até 1964, sendo
abortado pelo golpe militar.
b) Bossa Nova, Cinema Novo, Nova Capital eram expressão da
valorização do nacional.
c) A Marcha da Família com Deus pela Liberdade era uma
demonstração de insatisfação da classe média.
d) O movimento estudantil se destacava no apoio às
propostas de João Goulart.
e) O Comício da Central do Brasil, provocou uma reação
popular contra o governo João Goulart.
14- Observe a charge
A charge apresenta um momento
da ditadura militar no Brasil. Sobre ela podemos afirmar que
A) a lei de segurança nacional determinava que se
eliminassem os atos secretos do governo.
B) o sigilo de documentos era necessário para a defesa da
soberania nacional.
C)
o
governo concedeu a anistia ampla,geral e irrestrita a todos os brasileiros.
D)
os
arquivos secretos do governo militar esconderam importantes fatos da história
do Brasil.
E) o fim do SNI (Serviço Nacional de Informações)
promoveu a abertura dos arquivos secretos.
15-
(Mackenzie-SP) O ano de 1968 foi crucial.
O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta repressão
do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar reagiu,
decretando:
A)
a
deposição do presidente João Goulart, cujo modelo populista de governo dava
sinais de esgotamento.
B)
o
Ato Institucional AI 5, que conferia ao presidente Costa e Silva poderes totais
para reprimir as oposições.
C)
a
Abertura Democrática, lenta e gradual, que reconduzia o país à democratização.
D)
a
Anistia, que embora não fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados
políticos.
E)
a
solução parlamentarista, que possibilitou controlar a grave crise institucional
em que vivia o país.
16- (Fuvest-SP) Sobre o fim
do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:
A) conflituosa, resultando em um rompimento entre as
Forças Armadas e os partidos políticos;
B) abrupta e inesperada, como na Argentina do General
Galtieri;
C)
negociada,
como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade;
D)
lenta
e gradual, como desejavam setores das Forças Armadas;
E)
sigilosa,
entre o presidente Geisel e Tancredo Neves, à revelia do Exército e dos
partidos.
17- Leia atentamente o texto
“Resumindo nossas
esperanças, diz o editorial do jornal Folha de São Paulo, que traz o título:
‘Cai a Emenda e não nós’: ‘É preciso aprender com os erros, certamente; mais
importante é não abandonar os acertos (...). A Emenda Dante de Oliveira está
derrotada, não nós. Ainda que já tivéssemos reconquistado as diretas, haveria
um extenso caminho a percorrer. Continuemos com a mesma intransigência e com a
mesma esperança’.”
(VICENTINO, Cláudio. História: Memória viva. São Paulo:
Scipione, 1994, p. 125).
Podemos afirmar CORRETAMENTE
que a derrota da Ementa Dante de Oliveira significou
A) a derrota definitiva do movimento pró-eleição direta
para presidente.
B) a vitória popular contra os governos militares e o
colégio eleitoral.
C) a formação da Aliança Democrática que elegeu Tancredo
presidente.
D) o final do período histórico denominado de Nova República.
E) a vitória que consolidou o regime militar autoritário
no país.
18- Leia o texto:
“A situação brasileira
apresenta assim perspectiva de agravamento das principais contradições entre o
povo e o governo, entre a esmagadora maioria da nação e o imperialismo
norte-americano, tendendo a adquirir caráter mais agudo. Qualquer das saídas
presentemente tentadas pelas classes dominantes não diminuirão as divergências
entre os grupos políticos em choque e muito menos o descontentamento e a luta
popular. Os imperialistas norte -americanos, aliados à reação interna, se
esforçarão para consolidar o que obtiveram a 1º de abril e intensificarão sua
atividade neocolonialista no Brasil.” (Documento do Partido Comunista do
Brasil, 1966.).
Todas as alternativas traduzem
corretamente as idéias contidas no texto, EXCETO
A) a constatação de que o imperialismo norte-americano é
aliado das forças da reação.
B) a percepção que o povo está desencantado e disposto a
lutar contra a ditadura.
C)
a
preocupação da esquerda brasileira com a situação política do país no pós-64.
D)
a
preocupação do governo, e dos grupos políticos era consolidar o capitalismo no
país.
E) o entendimento de que só as classes dominantes serão
capazes de pôr fim à crise.
19- No período em que o Brasil foi dirigido por governos
militares, a repressão cresceu ainda mais com
a decretação do AI-5 (Ato Institucional nº5) representou um
“endurecimento” do regime instalado em 1964, que pode ser comprovado
A)
pelo
aumento da repressão atingindo milhares de pessoas que eram julgadas
"subversivas"
B)
pela
inquietação dos setores militares que eram favoráveis a redemocratização.
C)
pela
troca de valores da oposição que acreditava na via parlamentar e não na guerrilha;
D)
pela
crise econômica resultante do esgotamento da política do Milagre
brasileiro;
E)
pelo
apoio que recebeu da elite intelectual , da classe artística e pela igreja.
20-
A Frente
Ampla foi um movimento político lançado em 28 de outubro de 1966, e seu
principal articulador foi o ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, contando com a
participação dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, e de seus
correligionários.
Sobre
esse movimento, é INCORRETO afirmar
que
A)
ocorreu
num período do regime militar que ainda possibilitava a articulação de
oposições, mesmo com a participação de lideranças como a de João Goulart.
B)
o
movimento acabou por apresentar um sucesso parcial, pois Carlos Lacerda foi
escolhido como candidato à presidência da República em 1968, sendo, contudo,
derrotado pelo General Artur da Costa e Silva.
C)
seu
principal objetivo constituía-se em lutar pela "restauração do regime
democrático" no Brasil, oferecendo uma alternativa civil ao regime que
havia se instalado em 1964.
D)
para
o regime militar, o movimento representava um grande risco, já que reunia dois
ex-presidentes civis já com os direitos políticos cassados e ambos exilados.
E)
promoveu
uma difícil aliança entre antigos opositores, mas todos com intenso apelo
popular junto à maioria da população.
21-
Num dicionário especializado em conceitos históricos, encontramos o seguinte
verbete:
DITADURA –
Modernamente, o termo ditadura designa ou identifica todo e qualquer regime
não-democrático. Constituem, de modo geral, características dominantes das
ditaduras modernas: concentração de poderes numa só pessoa ou grupo; nenhuma ou
poucas regras de sucessão; ausência de expressão da vontade popular, bem como
da escolha dos que, segundo o povo, podem opinar e a instituição da censura. O
governo ditatorial coloca-se acima da lei, a qual passa a ser a sua própria e
exclusiva vontade, ainda que, por vezes, mascarada pela existência de normas
jurídicas.
(AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. Adaptado.)
Na história do Brasil Republicano após 1930, dois
períodos podem ser classificados como ditatoriais: de 1937 a 1945, conhecido como
Estado Novo, e de 1964 a
1985, conhecido como Regime Militar.
Assinale
a alternativa que apresenta uma diferença CORRETA
entre esses dois momentos.
A) O Estado Novo organizou-se sem uma legislação
específica, ficando as normas jurídicas nas mãos de Vargas, o que não ocorreu
no período militar, o qual estabeleceu rigorosas regras sucessórias.
B) O período de 1964 a 1985 foi marcado pela presença
determinante dos militares no poder Executivo e eram realizadas eleições para
os poderes Legislativo e Executivo, o que não aconteceu no Estado Novo.
C) No Estado Novo, eram realizadas eleições periódicas
para o Legislativo, ao contrário do Regime Militar, quando estes pleitos foram
suspensos, embora neste último a liberdade de expressão tenha sido preservada.
D) No Regime Militar, tanto a censura quanto a tortura
foram instrumentos de controle das oposições, ao contrário do Estado Novo, que
preservou a imprensa livre e não reprimiu os movimentos contrários ao regime.
E)
O
corporativismo do Estado Novo serviu como instrumento de coerção e controle da
vida operária, ao contrário do “Novo Sindicalismo” do Regime Militar.
22- Analise o gráfico:
Da análise do gráfico
infere-se que a política econômica dos governos militares
A)
ampliou
significativamente a participação do Estado nas atividades econômicas.
B)
retomou
as estratégias do Governo JK no sentido de internacionalizar a economia.
C)
impôs
uma política nacionalista semelhante àquela desenvolvida por João Goulart.
D)
garantiu
as premissas básicas exigidas pelo FMI para a concessão de empréstimos.
E)
estimulou
a produção interna no setor de bens de consumo duráveis por meio do Estado.
23- Analise o trecho:
“Em oposição a ‘anos dourados’, geralmente associados ao
governo de JK, a expressão ‘anos de chumbo’ é usada para caracterizar a fase
mais dura da repressão do regime militar, no fim dos anos 1960 e início da
década de 1970. foi também esse o momento em que se fortaleceu entre os
opositores do regime a opção pela luta armada.”
FREIRE,
Américo et alli. História em curso: o
Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Rio de Janeiro: FGV,
2004. p. 324.
A ‘luta armada’, mencionada no trecho:
A)
era
constituída por intelectuais, escritores, cientistas, artistas e estudantes,
empenhados em derrubar a ditadura.
B)
utilizou
como estratégia básica a guerrilha rural, meio mais fácil de contar com a
adesão da população mais carente.
C)
teve
como órgão coordenador a OBAN – Operação Bandeirantes, encarregado de aliciar
militantes junto às Forças Armadas.
D)
empreendeu
ações vitoriosas contra as bases do governo
militar, como o sequestro e assassinato do General Costa e Silva.
E)
foi
desmantelada pelos órgãos de repressão, não conseguindo envolver a sociedade em
seu projeto, e tendo seus militantes dizimados.
24-
Observe:
19 de março de 1964 – A
Marcha da Família com Deus pela Liberdade reúne, em São Paulo , meio milhão
de pessoas.
Junho de 1968 – A
Passeata dos Cem Mil reúne artistas, intelectuais, jovens e padres no Rio
de Janeiro.
As
duas manifestações
A)
representam
momentos de protesto contra a instauração do regime militar e a favor das
Reformas de Base janguistas, duramente interrompidas com o golpe de 1964.
B)
compõem
o quadro de manifestações da extrema direita a favor da ordem estabelecida
pelos governos militares, cujos órgãos de propaganda estimulavam e financiavam.
C)
diferem
em seus objetivos, já que a primeira posicionava-se contra o suposto socialismo
do governo de João Goulart, e a segunda protestava contra a repressão utilizada
contra estudantes.
D)
significaram
movimentos populares de repúdio às torturas e mortes empreendidas pelos órgãos
de segurança do regime militar.
E)
expressam
o apoio das classes populares ao conservadorismo janguista, apoiado pelas
classes médias e por boa parte da classe artística e intelectual do país.
25-
(UFLA 2009 – Primeira Fase) A música diz respeito ao tempo, cultura,
comportamento, meios e modos de vida do seu povo.
Leia
os fragmentos das músicas abaixo, analise e contextualize dos anos de chumbo da
história do Brasil.
MÚSICA 1
Ele é o bom, é o bom, é
o bom.
Ah! Meu carro é
vermelho, não uso espelho pra me pentear
Botinha sem meia e só
na areia eu sei trabalhar
Cabelo na testa, sou o
dono da festa, pertenço aos dez mais
Se você quiser
experimentar sei que vai gostar
(Eduardo Araújo, 1967)
MÚSICA 2
Hoje você é quem manda
Falou, ta falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
Olhando pro chão, viu
Você que inventou esse
estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o
pecado Esqueceu-se de inventar
O perdão
(Chico Buarque, 1970)
Sobre
o contexto em que se inserem historicamente os fragmentos das músicas, julgue
as proposições abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.
I
– As músicas 1 e 2 representam a denominada ‘música de protesto’ que,
politicamente engajadas, faziam oposição contra a opressão e a ditadura
implantada no Brasil de 1964
a 1984.
II
– As músicas 1 e 2 revelam aspectos dos movimentos artísticos do período, como
a Jovem Guarda, a rebeldia nativista do Tropicalismo, o samba-canção e a Bossa
Nova.
III
– A música de protesto, como a música 2, aborda problemas sociais, econômicos e
políticos, razão pela qual seus compositores eram perseguidos pela censura, e muitos
exilaram-se ou foram exilados.
IV
– A Jovem Guarda, na música 1, voltada para os jovens, recebia forte influência
de algumas bandas estrangeiras, como os Beatles e Rolling Stones.
V
– As origens das agitações artísticas podem ser buscadas nos CPCs (Centros
Populares de Cultura) criados por estudantes, que procuravam aproximar a arte
das massas, como nos festivais de música e o teatro.
A)
Somente
as proposições II, III e IV são corretas.
B)
Somente
as proposições I, II e III são corretas.
C)
Somente
as proposições I, III e V são corretas.
D)
Somente
as proposições III, IV e V são corretas.
26-
Analise o depoimento abaixo:
“Da leitura que fiz do
Ato Institucional cheguei à sincera conclusão de que o que menos se faz nele é
resguardar a Constituição que no artigo primeiro se declara preservar (...)
Porque da Constituição, que antes de tudo é o instrumento de garantir os
direitos da pessoa humana, de garantir os direitos políticos, não sobra nos
artigos posteriores absolutamente nada que possa ser apreciável como sendo uma
caracterização do regime democrático (...) Com o ato institucional estamos
(...) instituindo um processo equivalente a uma ditadura.”
Pedro Aleixo, então vice-presidente da República. Citado no
caderno especial sobre o AI – 5, publicado no jornal O Estado de São Paulo, de 7 de dezembro de 2008. In: VICENTINO,
Cláudio. História – Projeto RADIX
Da
leitura do trecho, INFERE-SE que
A)
o
fato de um civil ocupar o segundo cargo mais relevante da República em nada
contribuiu para o abrandamento ou supressão do regime militar.
B)
os
constantes atentados realizados por grupos de esquerda obrigaram o governo
militar a decretar medidas fortes como o AI – 5.
C)
o
AI – 5 buscou levar em conta dos ditames constitucionais, sem, contudo,
enfraquecer os poderes estabelecidos pelo Executivo.
D)
o
Ato Institucional mencionado respeitou a Constituição de 1946 no que se refere
aos seus artigos econômicos, ignorando aqueles dedicados à vida social.
E)
a
ditadura militar buscou cercar-se de elementos civis, como o vice-presidente,
para que fosse mantida uma certa ordem constitucional.
27- (UFSM – PEIES 2007)
Analise a gravura.
NOVAES, C.E;
LOBO, C. História do Brasil para
principiantes. São Paulo, Ática, 1998, p.274.
As ideias e imagens
representadas na figura estão relacionadas com o período da história do Brasil
caracterizado
A)
pela
repressão aos movimentos de trabalhadores urbanos durante a República Velha,
com ameaças de expulsar do país os líderes imigrantes anarquistas.
B)
por
uma intensa campanha nacionalista, desencadeada no Estado Novo ditatorial de
Getúlio Vargas, contra os adeptos do comunismo e do fascismo.
C)
pela
perseguição ao Partido Comunista e cassação dos deputados eleitos por essa
legenda para atender às pressões dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.
D)
por
um combate ostensivo do presidente Juscelino Kubitschek contra os pessimistas
acusados de boicotarem os planos de fazer o país avançar 50 anos em 5.
E)
pela
propaganda ufanística da ditadura militar no governo do General Emílio
Garrastazu Médici, marcado pela expansão da economia nos anos do denominado
‘milagre econômico’.
28- Analise as
afirmações abaixo, relacionadas ao chamado “Milagre
brasileiro”
I – Foi um período
marcado pelo incremento das exportações, o que propiciou a elevação das
reservas cambiais e a importação de tecnologia.
II - Sua estruturação permitiu a elevação das
taxas de crescimento a níveis considerados ‘milagrosos’, sem, contudo, afetar
as diretrizes nacionalistas da política econômica.
III – O estímulo ao
consumo de bens duráveis foi favorecido por uma ampla expansão de créditos aos
consumidores das classes médias e altas.
IV – Os aumentos
salariais reais proporcionaram, no contexto, uma estabilidade social, não sendo
registradas greves ou manifestações de trabalhadores.
Estão CORRETAS as afirmações:
A)
I,
II e III.
B)
I
e III.
C)
II
e IV.
D)
II
e III.
E)
II,
III e IV.
29-
Analise a charge:
Charge de Chico Caruso, 26 de março de 1979
Levando
em conta o contexto em que a charge foi publicada e o personagem retratado, é CORRETO afirmar que ela se refere
A)
às
dificuldades encontradas pelo presidente Figueiredo no final do processo de
abertura política
B)
à
intensa burocratização do Estado gerada a partir dos governos militares
C)
à
crítica situação econômico-financeira em que o Brasil se encontrava ao longo do
período militar
D)
aos
episódios de tortura desencadeados nos porões dos órgãos militares a partir de
1964
E)
ao
isolamento dos governos militares no contexto internacional
30- (UNIUBE
– PIAS 2006)
Observe atentamente a charge:
A charge de Mino é de
1979, ano da Anistia e começo da derrocada da Ditadura Militar no Brasil. A
partir da observação da charge e de acordo com seus conhecimentos a respeito do
período dessa Ditadura, é CORRETO
afirmar que:
A)
os
militares brasileiros estavam bastante preocupados com suas condecorações e
andavam sempre alinhados e elegantes, por isso a importância de utilizar fios
de costura maleáveis.
B)
a
linha dura a que o costureiro se refere diz respeito à facção militar que
defendia o endurecimento do regime, com maior controle da censura e de
quaisquer opositores.
C)
as
estratégias dos militares brasileiros para combater a oposição incluíam frequentar
lugares populares, como uma alfaiataria, aparentemente insuspeitos, para
identificar possíveis inimigos.
D)
a
charge expressa o sucesso do plano econômico que levou ao “milagre brasileiro”,
pelo qual o poder aquisitivo e de consumo dos brasileiros aumentou.
E)
o
fim da linha dura, aludido na charge, significa a passagem da economia agrícola
para o predomínio da economia industrial, como a crescente indústria
automobilística do período.
31- (UFJF – PISM 2007-2009)
Analise o trecho:
“(...) O definitivo desgaste do regime militar ficou
patente a partir das eleições de 1974, quando o partido do governo, a Arena,
sofreu derrotas parlamentares nos estados mais industrializados. Por volta de
1977, o crescente apelo do partido de oposição forçou o então presidente
Ernesto Geisel a fazer uso do Ato Institucional n º5, que dava ao chefe do
executivo o poder de fechar o Congresso e reformar o Legislativo (...). Os
trabalhadores e os segmentos progressistas da Igreja não eram os únicos grupos
a articularem suas atividades contra o regime autocrático (...). Havia uma
crescente oposição da classe média, e por volta de 1977 importantes segmentos
da burguesia industrial se declararam favoráveis à redemocratização das
instituições políticas Omo requisito necessário a um maior desenvolvimento
econômico.”
SALVADOR, Sandoval. A.
M. Os trabalhadores param: as greves no
Brasil (1945-1990). SP: Ática, 1994, p. 131-132.
Com base no texto e em
seus conhecimentos, marque a alternativa INCORRETA:
A)
Vários
setores da sociedade brasileira agitaram a bandeira da democracia nos últimos
anos do regime militar.
B)
Uma
vez desencadeado, o processo de distensão foi contínuo, não tendo sofrido
retrocessos.
C)
Embora
tenham apoiado o Golpe de 1964, setores do empresariado brasileiro passaram a
defender a redemocratização a partir do governo Geisel.
D)
Mesmo
antes do restabelecimento das eleições diretas e gerais, o MDB já impunha
derrotas eleitorais ao partido governista.
E)
A
crise econômica que se seguiu ao ‘milagre econômico’ afetou a legitimidade do
regime, acelerando sua derrocada.
32- No
contexto do processo de abertura política, o chamado ‘Novo Sindicalismo’ APRESENTA
como características principais
A)
a
reivindicação pela autonomia sindical e a negociação coletiva entre sindicatos
e empregadores sem a intervenção do Ministério do Trabalho.
B)
a
utilização do modelo implantado na Polônia pelo “Solidariedade”, com forte
apelo às premissas liberais e humanísticas da Igreja Católica.
C)
a
rejeição a qualquer vinculação política, restringindo-se a paralisações, greves
e manifestações trabalhistas nas quais o regime ditatorial não era mencionado.
D)
a
mobilização dos trabalhadores paulistas contra as multinacionais instaladas
naquele Estado, com forte apelo socialista e estratégias de ação violentas.
E)
a
defesa da liberdade política e sindical, além de combater os movimentos sociais
que defendiam o retorno ao regime democrático fora da esfera das negociações
políticas.
33- Analise o trecho:
“O acordo político entre PMDB e Frente Liberal para reunir
os votos necessários à eleição (...) pelo Colégio Eleitoral tornou-se conhecido
como Aliança Democrática.”
SCHMITT,
Rogério. Partidos políticos no Brasil.
São Paulo, Jorge Zahar Ed., 2000. P. 60
A Aliança Democrática, à qual o trecho faz referência, foi
responsável por
A)
lançar
a candidatura de Tancredo Neves (Presidente) e José Sarney (Vice-Presidente) às
eleições indiretas de 1985.
B)
restabelecer
o pluripartidarismo no Brasil, depois de mais de 20 anos de sistema
bipartidário, implantado na ditadura militar.
C)
eleger,
indiretamente, o General Geisel à Presidência da República, como forma de dar
início ao processo de ‘abertura política’.
D)
congregar
as oposições ao regime militar numa só frente política, encabeçada pelo então
senador Ulisses Guimarães.
E)
representar
a retomada do conservadorismo ao final do regime militar, propondo Paulo Maluf
como candidato à Presidência.
GABARITO
1.D 2.A 3.A
4.B 5.C 6.D 7.E
8.D 9.B 10.D
11.C 12.A 13.E
14.D 15-B 16-D 17-C
18.E 19.A 20.B
21.B 22.A 23.E
24.C 25.D 26.A
27.E 28.B 29.A
30.B 31. E 32.A
33.A
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