Questões sobre Ditadura Militar (1964-1985)



1- "No início da década de 1960, surgiram diversos partidos e organizações de esquerda no Brasil. Com o golpe militar essa situação é modificada pela  constituição de 1967 onde a liberdade partidária e o direito de greve ficam proibidos. IDENTIFIQUE um fato ocorrido no período citado.




A)   apoio de grupos paramilitares as ações de esquerda.
B)    criação do CCC (comando de caça aos comunistas).
C)   criação de novas organizações como AP e POLOP.
D)   enfrentamentos entre polícia e estudantes.
E)    abrandamento da linha dura  das Forças Armadas


2- O "milagre econômico", ocorrido nos anos 70, propiciou o desenvolvimento de um capitalismo nacional, buscando desvincular o Brasil da dependência do mercado externo.

Uma das principais consequências do chamado "milagre econômico" brasileiro foi

A) o aumento da concentração de renda, em nível nacional, e o aumento da dívida externa, em nível internacional.
B)    a melhoria das condições econômica e social para a maioria da população.
C)   diminuição do custo da produção e aumento salarial para os trabalhadores.
D)   crescimento da produção de bens duráveis aliado a maior venda  de bens sofisticados.
E)    e) registro das menores taxas de crescimento  em comparação com outros países    capitalistas.


3- Leia o texto a seguir.

"Diante de milhares de pessoas, de tanques de guerra, de faixas e cartazes referentes às reformas, o Presidente João Goulart fez o seu último comício, em frente à Central do Brasil - no mesmo lugar em que Getúlio Vargas tinha declarado o Estado Novo.
Tendo ao lado sua esposa, Dona Maria Teresa, e a proteção de um aparato militar nunca visto, quase cinco mil soldados, o Presidente João Goulart anunciou que dois decretos tinham sido assinados: o da SUPRA, sobre a reforma agrária e o da encampação das refinarias de petróleo.
A suspeita geral era de que o Presidente, convocando o comício, pretendia implantar uma ditadura consentida: daria uma demonstração do seu prestígio pessoal e passaria a governar através de decretos, sem ouvir o Congresso.
O Comando-Geral dos Trabalhadores convocou "todos os trabalhadores à Central". As forças armadas de todo o País já haviam recebido ordens de prontidão. Às 14 horas, toda a frente da Central estava ocupada. O comício, marcado de início para as 20 horas, começou uma hora antes. O povo se comprimia sob a floresta de faixas exigentes, entre o palanque e o cordão de isolamento. As faixas pediam reformas. O comício começou com a chegada do professor Darci Ribeiro. O sr. Leonel Brizola, um dos mais aplaudidos, pediu a substituição do Congresso por uma assembleia constituinte.
Depois de anunciar a assinatura de decretos - do Supra e da encampação das refinarias - identificar nos inimigos do seu Governo os inimigos do próprio povo, distribuir ameaças, críticas, promessas, o Sr. João Goulart tentou afastar dúvidas afirmando que a reforma da Constituição era uma exigência do povo".
(CPDOC do JB) 13/03/64 (A)

A partir das informações do texto PODEMOS concluir que

A)     havia uma disputa entre a direita representada pelo aparato do exército e a esquerda com apoio     da CGT.
B)    o povo via com desconfiança os inimigos do governo como seus próprios inimigos.
C)   a manifestação dos trabalhadores era a favor de uma nova constituição, dirigida pela CGT
D)   a manifestação convocada pelo presidente era na verdade uma maneira de dar um golpe no   governo.
E)    durante o comício ficou evidente que o governo recebia apoio do exército e das classes trabalhadoras.
                                        
4- As peças encenadas nos anos 60 pelo grupo de teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, como por exemplo, Roda Viva de Chico Buarque, foram marcadas por escândalos e debates. Assinale a afirmativa que CONTRADIZ o afirmado.

A)    O grupo sugeria uma identificação entre palco/platéia, estabelecendo uma experiência de choque com o espectador.
B)    O grupo encenava peças que se identificava com o movimento cultural levando o governo a criar uma lei que ajudasse e incentivasse a cultura.
C)   O grupo apresentava um teatro engajado com textos que eram manifestos políticos de denúncia contra a ditadura militar
D)   O grupo, ao apresentar a peça Roda Viva, sofreu perseguições da organização de direita CCC (Comando de Caça aos Comunistas) que invadia o teatro para destruir os cenários e espancar os atores.
E)    O grupo procurava desenvolver a mobilização do público através peças que pregavam a resistência aos militares.


5- Analise com atenção os dados da tabela e marque a afirmativa VERDADEIRA       

DISTRIBUIÇÃO DA RENDA NO BRASIL: 1960 – 1970
Classe
1960
(em cruzeiro de 1953)
1970
(em cruzeiro de 1953)
Aumento em % da renda per capita
% da renda total
renda per capita
% da renda total
renda per capita
A
11,7
8.350
17,8
17.700
112,0
B
15,6
2.780
18,5
4.590
65,0
C
27,2
1.295
26,9
1.780
37,5
D
27,8
662
23,1
768
16,0
E
17,7
253
13,7
272
7,5
Obs. Classe A – o 1% de renda mais elevada; B – os 4% logo abaixo na escala de repartição; C – os 15% seguintes da escala; D – os 30% seguintes; e E – os 50% de rendas mais baixas.  Fonte: Paul Singer, A crise do “milagre”., p.64.

A)    durante a década de 60 , as classes C,D,e E possuíam a maior  de renda per capita.
B)    As classes A e B detinham em 1960-1970, os menores percentuais  da renda total .
C)   As classes A e B apresentaram os maiores aumento de renda per capita.
D)   As classes D e E apresentaram aumentos superiores ao  aumento da renda per capita da classe C.
E)    As Classe s C  e D em 1960  apresentaram o mesmo percentual de renda total e  per capita.

6- Nos palanques, lideranças oposicionistas e dissidentes governistas davam-se as mãos. Os governadores Franco Montoro (SP), Leonel Brizola (RJ) e Tancredo Neves (MG), o petista Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes peemedebistas Ulysses Guimarães, Orestes Quércia e Fernando Henrique Cardoso foram alguns dos protagonistas desse episódio. Ao lado deles estavam artistas e esportistas. Os meios de comunicação também se envolveram na campanha. A Folha de S. Paulo apoiou formalmente o movimento e redes de televisão realizavam coberturas dos comícios.

No dia 25 de abril de 1984 o sonho se desfez, porque

A)    os partidos do governo conseguiram eleger um único candidato.
B)    a emenda Dante de Oliveira atendia somente setores populares.
C)   a oposição dividida não soube conduzir a campanha pelas diretas.
D)   o governo conseguiu manter o voto indireto para presidente.
E)    a maior unificação era a indicação de Tancredo Neves para presidente.

7- “O Movimento Sindical às vésperas do Golpe de 1964 estava em plena ascensão, talvez alcançando um auge que nunca atingira e até hoje insuperado. O CGT era o grande comando, justificando dessa forma ser chamado de ”Comando Geral dos Trabalhadores”, com influência que extrapolava o movimento sindical. a CGT ia além disso. Ele tinha muita força no Congresso Nacional e alcançava também áreas sociais organizadas, como a Igreja, o movimento rural, estudantes e funcionários públicos, que não tinham sindicato, mas a confederação, uma entidade civil não-sindical.” (LIMA, 1998, p.92)
                                                                                     www.cfh.ufsc.br/~lastro/revista/artigos
A CGT representava o setor temido pelos

A)    pequenos agricultores
B)    grupos paramilitares
C)   empresários e comerciantes
D)   ligas camponesas
E)    militares e a CIA

8-
"Todos juntos vamos, Pra frente Brasil! Brasil ! Salve a Seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente,
parece  que  todo  o  Brasil  deu a mão, todos
ligados na mesma emoção, tudo é só coração.”

 (Marcha de Miguel Gustavo para a Copa do Mundo de 1970)

Assim é a letra do hino da campanha brasileira para a Copa de 1970, no México, até hoje conhecido por boa parte da população. O hino marcou não apenas a conquista do tri, mas o momento político daquele tempo que podemos caracterizar como

A)    um período de euforia, com uma seleção considerada até hoje insuperável e um país que defendia a sua autonomia em relação ao capitalismo internacional.
B)    um cenário de desigualdades sociais levando a intensas mobilizações sociais anti-imperialistas e socialistas pelos militares.
C)   uma década de 60 e 70, onde a luta dos trabalhadores no continente foi sufocada por golpes militares apoiados e financiados pela Rússia.
D)   um período do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) que extinguindo toda liberdade de organização e reunião e garantindo aos militares plenos poderes para reprimir, perseguir e exilar.
E)    um momento de retorno dos partidos políticos de esquerda que viviam na ilegalidade e a volta dos exilados políticos.



9- (PUC-PR) Grandes nomes da MPB utilizaram a história contemporânea do país como tema. Algumas músicas ficaram associadas a determinados momentos políticos ou sociais da vida brasileira. A que fatos da vida brasileira ficaram associadas ou fazem referência estas três composições:
    – Prá não dizer que não falei de flores (Geraldo Vandré)

    – O bêbado e a equilibrista (Elis Regina - Letra: João Bosco / Aldir Blanc)

    – Coração de Estudante (Milton Nascimento - Letra: Milton / Wagner Tiso)

A)    A primeira trata do período militar, as outras duas da década de 50 - período desenvolvimentista.
B)    A ditadura militar, movimento pela Anistia, “Diretas-Já”.
C)   A ditadura militar, questão racial, movimento estudantil.
D)   As três são composições da década de 80 e marcam o fim do período militar.
E)    Movimento estudantil, movimento dos sem-terra, violência policial.

10-  “Começava a ditadura envergonhada, como a batizou Elio Gaspari. (...) Mas, como tudo na vida pode  piorar, quem se queixava de 64 não sabia o que nos esperava em 68. Aí sim, com o Ato Institucional n.o 5, o pau comeu. A ditadura esgotou o manual e criou em cima: implantou a censura, cassou mandatos, fechou o Congresso, suspendeu o habeas corpus, revogou a Constituição, instituiu a pena de banimento, liberou a tortura e tolerou as execuções sumárias – tudo em defesa da segurança nacional”.
(MARTINS, Oswaldo. Aos nascidos em 1964. Revista Cult, São Paulo, n.78, março/2004. p.54).

A partir desse contexto, marque a alternativa INCORRETA:

A)    O Ato Institucional nº. 5 foi um instrumento que proporcionou amplos poderes ao Presidente da República que podia inclusive fechar provisoriamente o Congresso Nacional.
B)    A economia brasileira desse período (1969-1973) vai ser marcada pelo chamado “milagre brasileiro”.
C)   Nesse período o governo ditatorial declara que o país vivia uma guerra subversiva, sob esse pretexto aprova-se inclusive a pena de morte.
D)   O slogan “Brasil: ame-o ou deixe-o” foi um grande instrumento de propaganda dos grupos da guerrilha de esquerda brasileira nessa fase.
E)    A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970 foi usada, junto aos efeitos do milagre econômico, como instrumento de construção positiva do regime militar.

11- Entre as medidas repressivas e restritivas dos direitos constitucionais tomadas durante o regime militar, NÃO podemos incluir

A)    a morte de Vladimir Herzog nas dependências do Segundo Exército, em São Paulo.
B)    a tortura em presos políticos em órgãos de repressão como o DOI-CODI.
C)   a prisão, tortura e condenação da militante do partido comunista Olga Benário.
D)   cassação de direitos políticos e a imposição do Ato Institucional número 5.
E)    a extinção da UNE (União Nacional dos Estudantes) e a prisão dos participantes do Congresso da UNE. 

12- O processo de reabertura democrática  no Brasil, dá-se de início com a assinatura da Lei de Anistia, em agosto de 1979. Dentre as mudanças que se introduziram no Brasil, nesse período, pode-se citar:

A)    a realização de eleições diretas para governador apesar de ter restrições à propaganda eleitoral.
B)    a aprovação de uma anistia ampla, geral e irrestrita.
C)   pagamento de indenizações as famílias dos desaparecidos políticos.
D)   eleições diretas para presidente da República.
E)    realização de um plebiscito sobre o processo eleitoral.

13-  “Os primeiros anos da década de 60 correspondem ao que talvez tenha sido a mais intensa fermentação ideológica e política da história de um país que então se politizava (...) Existia uma vontade ativa de participação  entre os diversos setores da sociedade e um sopro generoso de mudanças agitava o país” (Heloísa Starling).

De acordo com Heloísa Starling sobre a década de 60 é INCORRETO afirmar que:
a) O intenso debate político só durou até 1964, sendo abortado pelo golpe militar.
b) Bossa Nova, Cinema Novo, Nova Capital eram expressão da valorização do nacional.
c) A Marcha da Família com Deus pela Liberdade era uma demonstração de insatisfação da classe média.
d) O movimento estudantil se destacava no apoio às propostas de João Goulart.
e) O Comício da Central do Brasil, provocou uma reação popular contra o governo João Goulart.

14- Observe a charge




A charge apresenta um momento da ditadura militar no Brasil. Sobre ela podemos afirmar que

A)    a lei de segurança nacional determinava que se eliminassem os atos secretos do governo.
B)    o sigilo de documentos era necessário para a defesa da soberania nacional.
C)   o governo concedeu a anistia ampla,geral e irrestrita a todos os brasileiros.
D)   os arquivos secretos do governo militar esconderam importantes fatos da história do Brasil.
E)    o fim do SNI (Serviço Nacional de Informações) promoveu a abertura dos arquivos secretos.

15- (Mackenzie-SP) O ano de 1968 foi crucial. O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta repressão do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar reagiu, decretando:

A)    a deposição do presidente João Goulart, cujo modelo populista de governo dava sinais de esgotamento.
B)    o Ato Institucional AI 5, que conferia ao presidente Costa e Silva poderes totais para reprimir as oposições.
C)   a Abertura Democrática, lenta e gradual, que reconduzia o país à democratização.
D)   a Anistia, que embora não fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados políticos.
E)    a solução parlamentarista, que possibilitou controlar a grave crise institucional em que vivia o país.

16- (Fuvest-SP) Sobre o fim do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:

A)    conflituosa, resultando em um rompimento entre as Forças Armadas e os partidos políticos;
B)    abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri;
C)   negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade;
D)   lenta e gradual, como desejavam setores das Forças Armadas;
E)    sigilosa, entre o presidente Geisel e Tancredo Neves, à revelia do Exército e dos partidos.


17- Leia atentamente o texto

“Resumindo nossas esperanças, diz o editorial do jornal Folha de São Paulo, que traz o título: ‘Cai a Emenda e não nós’: ‘É preciso aprender com os erros, certamente; mais importante é não abandonar os acertos (...). A Emenda Dante de Oliveira está derrotada, não nós. Ainda que já tivéssemos reconquistado as diretas, haveria um extenso caminho a percorrer. Continuemos com a mesma intransigência e com a mesma esperança’.”

(VICENTINO, Cláudio. História: Memória viva. São Paulo: Scipione, 1994, p. 125).

Podemos afirmar CORRETAMENTE que a derrota da Ementa Dante de Oliveira significou 

A)    a derrota definitiva do movimento pró-eleição direta para presidente.
B)    a vitória popular contra os governos militares e o colégio eleitoral.
C)   a formação da Aliança Democrática que elegeu Tancredo presidente.
D)   o final do período histórico denominado de Nova República.
E)    a vitória que consolidou o regime militar autoritário no país.

18- Leia o texto:

“A situação brasileira apresenta assim perspectiva de agravamento das principais contradições entre o povo e o governo, entre a esmagadora maioria da nação e o imperialismo norte-americano, tendendo a adquirir caráter mais agudo. Qualquer das saídas presentemente tentadas pelas classes dominantes não diminuirão as divergências entre os grupos políticos em choque e muito menos o descontentamento e a luta popular. Os imperialistas norte -americanos, aliados à reação interna, se esforçarão para consolidar o que obtiveram a 1º de abril e intensificarão sua atividade neocolonialista no Brasil.” (Documento do Partido Comunista do Brasil, 1966.).

Todas as alternativas traduzem corretamente as idéias contidas no texto, EXCETO

A)    a constatação de que o imperialismo norte-americano é aliado das forças da reação.
B)    a percepção que o povo está desencantado e disposto a lutar contra a ditadura.
C)   a preocupação da esquerda brasileira com a situação política do país no pós-64.
D)   a preocupação do governo, e dos grupos políticos era consolidar o capitalismo no país.
E)    o entendimento de que só as classes dominantes serão capazes de pôr fim à crise.

19- No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares, a repressão cresceu ainda mais com  a decretação do AI-5 (Ato Institucional nº5) representou um “endurecimento” do regime instalado em 1964, que pode ser comprovado

A)    pelo aumento da repressão atingindo milhares de pessoas que eram julgadas "subversivas"
B)    pela inquietação dos setores militares que eram favoráveis a redemocratização.
C)   pela troca de valores da oposição que acreditava na via  parlamentar e não na guerrilha;
D)   pela crise econômica resultante do esgotamento da política  do  Milagre brasileiro;
E)    pelo apoio que recebeu da elite intelectual , da classe artística e pela igreja.


20- A Frente Ampla foi um movimento político lançado em 28 de outubro de 1966, e seu principal articulador foi o ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, contando com a participação dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, e de seus correligionários.

Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que

A)    ocorreu num período do regime militar que ainda possibilitava a articulação de oposições, mesmo com a participação de lideranças como a de João Goulart.
B)    o movimento acabou por apresentar um sucesso parcial, pois Carlos Lacerda foi escolhido como candidato à presidência da República em 1968, sendo, contudo, derrotado pelo General Artur da Costa e Silva.
C)   seu principal objetivo constituía-se em lutar pela "restauração do regime democrático" no Brasil, oferecendo uma alternativa civil ao regime que havia se instalado em 1964.
D)   para o regime militar, o movimento representava um grande risco, já que reunia dois ex-presidentes civis já com os direitos políticos cassados e ambos exilados.
E)    promoveu uma difícil aliança entre antigos opositores, mas todos com intenso apelo popular junto à maioria da população.


21- Num dicionário especializado em conceitos históricos, encontramos o seguinte verbete:

 

DITADURA – Modernamente, o termo ditadura designa ou identifica todo e qualquer regime não-democrático. Constituem, de modo geral, características dominantes das ditaduras modernas: concentração de poderes numa só pessoa ou grupo; nenhuma ou poucas regras de sucessão; ausência de expressão da vontade popular, bem como da escolha dos que, segundo o povo, podem opinar e a instituição da censura. O governo ditatorial coloca-se acima da lei, a qual passa a ser a sua própria e exclusiva vontade, ainda que, por vezes, mascarada pela existência de normas jurídicas.


(AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. Adaptado.)

 

Na história do Brasil Republicano após 1930, dois períodos podem ser classificados como ditatoriais: de 1937 a 1945, conhecido como Estado Novo, e de 1964 a 1985, conhecido como Regime Militar.


Assinale a alternativa que apresenta uma diferença CORRETA entre esses dois momentos.

 

A)    O Estado Novo organizou-se sem uma legislação específica, ficando as normas jurídicas nas mãos de Vargas, o que não ocorreu no período militar, o qual estabeleceu rigorosas regras sucessórias.

B)    O período de 1964 a 1985 foi marcado pela presença determinante dos militares no poder Executivo e eram realizadas eleições para os poderes Legislativo e Executivo, o que não aconteceu no Estado Novo.

C)   No Estado Novo, eram realizadas eleições periódicas para o Legislativo, ao contrário do Regime Militar, quando estes pleitos foram suspensos, embora neste último a liberdade de expressão tenha sido preservada.

D)   No Regime Militar, tanto a censura quanto a tortura foram instrumentos de controle das oposições, ao contrário do Estado Novo, que preservou a imprensa livre e não reprimiu os movimentos contrários ao regime.

E)    O corporativismo do Estado Novo serviu como instrumento de coerção e controle da vida operária, ao contrário do “Novo Sindicalismo” do Regime Militar.

22- Analise o gráfico:


Da análise do gráfico infere-se que a política econômica dos governos militares

A)    ampliou significativamente a participação do Estado nas atividades econômicas.
B)    retomou as estratégias do Governo JK no sentido de internacionalizar a economia.
C)   impôs uma política nacionalista semelhante àquela desenvolvida por João Goulart.
D)   garantiu as premissas básicas exigidas pelo FMI para a concessão de empréstimos.
E)    estimulou a produção interna no setor de bens de consumo duráveis por meio do Estado.


23- Analise o trecho:

“Em oposição a ‘anos dourados’, geralmente associados ao governo de JK, a expressão ‘anos de chumbo’ é usada para caracterizar a fase mais dura da repressão do regime militar, no fim dos anos 1960 e início da década de 1970. foi também esse o momento em que se fortaleceu entre os opositores do regime a opção pela luta armada.”

FREIRE, Américo et alli. História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p. 324.

A ‘luta armada’, mencionada no trecho:

A)    era constituída por intelectuais, escritores, cientistas, artistas e estudantes, empenhados em derrubar a ditadura.
B)    utilizou como estratégia básica a guerrilha rural, meio mais fácil de contar com a adesão da população mais carente.
C)   teve como órgão coordenador a OBAN – Operação Bandeirantes, encarregado de aliciar militantes junto às Forças Armadas.
D)   empreendeu ações vitoriosas contra as bases do governo  militar, como o sequestro e assassinato do General Costa e Silva.
E)    foi desmantelada pelos órgãos de repressão, não conseguindo envolver a sociedade em seu projeto, e tendo seus militantes dizimados.


24- Observe:

19 de março de 1964 – A Marcha da Família com Deus pela Liberdade reúne, em São Paulo, meio milhão de pessoas.
Junho de 1968 – A Passeata dos Cem Mil reúne artistas, intelectuais, jovens e padres no Rio de Janeiro.

As duas manifestações

A)    representam momentos de protesto contra a instauração do regime militar e a favor das Reformas de Base janguistas, duramente interrompidas com o golpe de 1964.
B)    compõem o quadro de manifestações da extrema direita a favor da ordem estabelecida pelos governos militares, cujos órgãos de propaganda estimulavam e financiavam.
C)   diferem em seus objetivos, já que a primeira posicionava-se contra o suposto socialismo do governo de João Goulart, e a segunda protestava contra a repressão utilizada contra estudantes.
D)   significaram movimentos populares de repúdio às torturas e mortes empreendidas pelos órgãos de segurança do regime militar.
E)    expressam o apoio das classes populares ao conservadorismo janguista, apoiado pelas classes médias e por boa parte da classe artística e intelectual do país.


25- (UFLA 2009 – Primeira Fase) A música diz respeito ao tempo, cultura, comportamento, meios e modos de vida do seu povo.
Leia os fragmentos das músicas abaixo, analise e contextualize dos anos de chumbo da história do Brasil.

MÚSICA 1

Ele é o bom, é o bom, é o bom.
Ah! Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear
Botinha sem meia e só na areia eu sei trabalhar
Cabelo na testa, sou o dono da festa, pertenço aos dez mais
Se você quiser experimentar sei que vai gostar
(Eduardo Araújo, 1967)




MÚSICA 2
Hoje você é quem manda
Falou, ta falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
Olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar
O perdão
(Chico Buarque, 1970)



Sobre o contexto em que se inserem historicamente os fragmentos das músicas, julgue as proposições abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.

I – As músicas 1 e 2 representam a denominada ‘música de protesto’ que, politicamente engajadas, faziam oposição contra a opressão e a ditadura implantada no Brasil de 1964 a 1984.

II – As músicas 1 e 2 revelam aspectos dos movimentos artísticos do período, como a Jovem Guarda, a rebeldia nativista do Tropicalismo, o samba-canção e a Bossa Nova.

III – A música de protesto, como a música 2, aborda problemas sociais, econômicos e políticos, razão pela qual seus compositores eram perseguidos pela censura, e muitos exilaram-se ou foram exilados.

IV – A Jovem Guarda, na música 1, voltada para os jovens, recebia forte influência de algumas bandas estrangeiras, como os Beatles e Rolling Stones.

V – As origens das agitações artísticas podem ser buscadas nos CPCs (Centros Populares de Cultura) criados por estudantes, que procuravam aproximar a arte das massas, como nos festivais de música e o teatro.

A)    Somente as proposições II, III e IV são corretas.
B)    Somente as proposições I, II e III são corretas.
C)   Somente as proposições I, III e V são corretas.
D)   Somente as proposições III, IV e V são corretas.


26- Analise o depoimento abaixo:

“Da leitura que fiz do Ato Institucional cheguei à sincera conclusão de que o que menos se faz nele é resguardar a Constituição que no artigo primeiro se declara preservar (...) Porque da Constituição, que antes de tudo é o instrumento de garantir os direitos da pessoa humana, de garantir os direitos políticos, não sobra nos artigos posteriores absolutamente nada que possa ser apreciável como sendo uma caracterização do regime democrático (...) Com o ato institucional estamos (...) instituindo um processo equivalente a uma ditadura.”

Pedro Aleixo, então vice-presidente da República. Citado no caderno especial sobre o AI – 5, publicado no jornal O Estado de São Paulo, de 7 de dezembro de 2008. In: VICENTINO, Cláudio. História – Projeto RADIX

Da leitura do trecho, INFERE-SE que

A)    o fato de um civil ocupar o segundo cargo mais relevante da República em nada contribuiu para o abrandamento ou supressão do regime militar.
B)    os constantes atentados realizados por grupos de esquerda obrigaram o governo militar a decretar medidas fortes como o AI – 5.
C)   o AI – 5 buscou levar em conta dos ditames constitucionais, sem, contudo, enfraquecer os poderes estabelecidos pelo Executivo.
D)   o Ato Institucional mencionado respeitou a Constituição de 1946 no que se refere aos seus artigos econômicos, ignorando aqueles dedicados à vida social.
E)    a ditadura militar buscou cercar-se de elementos civis, como o vice-presidente, para que fosse mantida uma certa ordem constitucional.


27- (UFSM – PEIES 2007)

Analise a gravura.
NOVAES, C.E; LOBO, C. História do Brasil para principiantes. São Paulo, Ática, 1998, p.274.


As ideias e imagens representadas na figura estão relacionadas com o período da história do Brasil caracterizado

A)    pela repressão aos movimentos de trabalhadores urbanos durante a República Velha, com ameaças de expulsar do país os líderes imigrantes anarquistas.
B)    por uma intensa campanha nacionalista, desencadeada no Estado Novo ditatorial de Getúlio Vargas, contra os adeptos do comunismo e do fascismo.
C)   pela perseguição ao Partido Comunista e cassação dos deputados eleitos por essa legenda para atender às pressões dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.
D)   por um combate ostensivo do presidente Juscelino Kubitschek contra os pessimistas acusados de boicotarem os planos de fazer o país avançar 50 anos em 5.
E)    pela propaganda ufanística da ditadura militar no governo do General Emílio Garrastazu Médici, marcado pela expansão da economia nos anos do denominado ‘milagre econômico’.


28- Analise as afirmações abaixo, relacionadas ao chamado “Milagre brasileiro”

I – Foi um período marcado pelo incremento das exportações, o que propiciou a elevação das reservas cambiais e a importação de tecnologia.
II -  Sua estruturação permitiu a elevação das taxas de crescimento a níveis considerados ‘milagrosos’, sem, contudo, afetar as diretrizes nacionalistas da política econômica.
III – O estímulo ao consumo de bens duráveis foi favorecido por uma ampla expansão de créditos aos consumidores das classes médias e altas.
IV – Os aumentos salariais reais proporcionaram, no contexto, uma estabilidade social, não sendo registradas greves ou manifestações de trabalhadores.

Estão CORRETAS as afirmações:

A)    I, II e III.
B)    I e III.
C)   II e IV.
D)   II e III.
E)    II, III e IV.


29- Analise a charge:

Charge de Chico Caruso, 26 de março de 1979

Levando em conta o contexto em que a charge foi publicada e o personagem retratado, é CORRETO afirmar que ela se refere

A)    às dificuldades encontradas pelo presidente Figueiredo no final do processo de abertura política
B)    à intensa burocratização do Estado gerada a partir dos governos militares
C)   à crítica situação econômico-financeira em que o Brasil se encontrava ao longo do período militar
D)   aos episódios de tortura desencadeados nos porões dos órgãos militares a partir de 1964
E)    ao isolamento dos governos militares no contexto internacional


30- (UNIUBE – PIAS 2006)

 Observe atentamente a charge:



A charge de Mino é de 1979, ano da Anistia e começo da derrocada da Ditadura Militar no Brasil. A partir da observação da charge e de acordo com seus conhecimentos a respeito do período dessa Ditadura, é CORRETO afirmar que:

A)    os militares brasileiros estavam bastante preocupados com suas condecorações e andavam sempre alinhados e elegantes, por isso a importância de utilizar fios de costura maleáveis.
B)    a linha dura a que o costureiro se refere diz respeito à facção militar que defendia o endurecimento do regime, com maior controle da censura e de quaisquer opositores.
C)   as estratégias dos militares brasileiros para combater a oposição incluíam frequentar lugares populares, como uma alfaiataria, aparentemente insuspeitos, para identificar possíveis inimigos.
D)   a charge expressa o sucesso do plano econômico que levou ao “milagre brasileiro”, pelo qual o poder aquisitivo e de consumo dos brasileiros aumentou.
E)    o fim da linha dura, aludido na charge, significa a passagem da economia agrícola para o predomínio da economia industrial, como a crescente indústria automobilística do período.

31- (UFJF – PISM 2007-2009)

Analise o trecho:

“(...) O definitivo desgaste do regime militar ficou patente a partir das eleições de 1974, quando o partido do governo, a Arena, sofreu derrotas parlamentares nos estados mais industrializados. Por volta de 1977, o crescente apelo do partido de oposição forçou o então presidente Ernesto Geisel a fazer uso do Ato Institucional n º5, que dava ao chefe do executivo o poder de fechar o Congresso e reformar o Legislativo (...). Os trabalhadores e os segmentos progressistas da Igreja não eram os únicos grupos a articularem suas atividades contra o regime autocrático (...). Havia uma crescente oposição da classe média, e por volta de 1977 importantes segmentos da burguesia industrial se declararam favoráveis à redemocratização das instituições políticas Omo requisito necessário a um maior desenvolvimento econômico.”
SALVADOR, Sandoval. A. M. Os trabalhadores param: as greves no Brasil (1945-1990). SP: Ática, 1994, p. 131-132.

Com base no texto e em seus conhecimentos, marque a alternativa INCORRETA:

A)    Vários setores da sociedade brasileira agitaram a bandeira da democracia nos últimos anos do regime militar.
B)    Uma vez desencadeado, o processo de distensão foi contínuo, não tendo sofrido retrocessos.
C)   Embora tenham apoiado o Golpe de 1964, setores do empresariado brasileiro passaram a defender a redemocratização a partir do governo Geisel.
D)   Mesmo antes do restabelecimento das eleições diretas e gerais, o MDB já impunha derrotas eleitorais ao partido governista.
E)    A crise econômica que se seguiu ao ‘milagre econômico’ afetou a legitimidade do regime, acelerando sua derrocada.

32- No contexto do processo de abertura política, o chamado ‘Novo Sindicalismo’ APRESENTA como características principais

A)    a reivindicação pela autonomia sindical e a negociação coletiva entre sindicatos e empregadores sem a intervenção do Ministério do Trabalho.
B)    a utilização do modelo implantado na Polônia pelo “Solidariedade”, com forte apelo às premissas liberais e humanísticas da Igreja Católica.
C)   a rejeição a qualquer vinculação política, restringindo-se a paralisações, greves e manifestações trabalhistas nas quais o regime ditatorial não era mencionado.
D)   a mobilização dos trabalhadores paulistas contra as multinacionais instaladas naquele Estado, com forte apelo socialista e estratégias de ação violentas.
E)    a defesa da liberdade política e sindical, além de combater os movimentos sociais que defendiam o retorno ao regime democrático fora da esfera das negociações políticas.


33- Analise o trecho:

“O acordo político entre PMDB e Frente Liberal para reunir os votos necessários à eleição (...) pelo Colégio Eleitoral tornou-se conhecido como Aliança Democrática.”

SCHMITT, Rogério. Partidos políticos no Brasil. São Paulo, Jorge Zahar Ed., 2000. P. 60

A Aliança Democrática, à qual o trecho faz referência, foi responsável por

A)    lançar a candidatura de Tancredo Neves (Presidente) e José Sarney (Vice-Presidente) às eleições indiretas de 1985.
B)    restabelecer o pluripartidarismo no Brasil, depois de mais de 20 anos de sistema bipartidário, implantado na ditadura militar.
C)   eleger, indiretamente, o General Geisel à Presidência da República, como forma de dar início ao processo de ‘abertura política’.
D)   congregar as oposições ao regime militar numa só frente política, encabeçada pelo então senador Ulisses Guimarães.
E)    representar a retomada do conservadorismo ao final do regime militar, propondo Paulo Maluf como candidato à Presidência.



GABARITO


1.D  2.A  3.A  4.B 5.C  6.D  7.E  8.D  9.B  10.D  11.C  12.A  13.E  14.D  15-B  16-D 17-C  18.E  19.A  20.B  21.B  22.A  23.E  24.C  25.D  26.A  27.E  28.B  29.A  30.B  31. E  32.A  33.A

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